Quem Somos


O INSTITUTO QUILOMBO ILHA
é uma entidade sem fins lucrativos e tem como proposta a renovação e continuidade de ações na área de fomento educacional e preparação de jovens e adultos para ingressar no Ensino Superior e mercado de trabalho.
Fundado em 8 de março de 2006, com o nome Educar para Transformar, por um grupo de professores inspirado e apoiado pelo Instituto Cultural Steve Biko, que sentiram a necessidade de compartilhar e expandir conhecimento e experiência. No início de sua fundação contou com o apoio financeiro de empresas como a Petrobrás.
O Instituto pauta-se em uma política de ações afirmativas que visa diminuir as desigualdades historicamente acumuladas, e garanta a igualdade de oportunidades e tratamento, compensando perdas provocadas pela discriminação e marginalização decorrentes de motivos raciais e sociais.
A proposta pedagógica se baseia na preparação de jovens, em particular, os(as) afrodescendentes, para ingresso em Universidades Públicas, bem como também no que refere-se a sua atuação no mercado de trabalho.
Ao longo desses anos o Quilombo Ilha já beneficiou mais de 500 jovens, em sua maioria, afrodescendentes e de baixa-renda, moradores da Ilha de Itaparica. Aprovando em diferentes áreas do saber acadêmico-científico, entre elas, destaca-se um número expressivo de estudantes que ingressaram nos cursos de licenciatura nas maiores Universidades Públicas do Estado da Bahia, UFBA e a UNEB. Destacam-se também aprovações em cursos considerados concorridos como Direito, Medicina, Odontologia, Enfermagem e Engenharia.

MISSÃO

O Instituto Quilombo Ilha tem como missão promover políticas públicas na área da educação visando a excelência no acesso ao Ensino Superior e proporcionar aos afro-descendentes dos municípios de Vera Cruz-BA e Itaparica-BA, possibilidades e condições para concorrer às provas dos vestibulares, bem como favorecer a ascensão social da comunidade por meio da educação e do resgate de seus valores ancestrais e culturais, contribuindo assim para a redução das desigualdades no nosso país.

OBJETIVOS

-Elevar a autoestima dos estudantes;
-Oferecer oportunidade e igualdade de condição educacional;
-Fomentar o acesso e a permanência no ensino superior;
-Preparar para o vestibular estimulando o acesso à Ciência e a Tecnologia;
-Oferecer o ensino da História da África e da Diáspora
-Fomentar projetos de Inclusão Digital, Ciência e Tecnologia e Valorização dos grupos étnicos.

VISÃO

O Instituto tem como visão construir um Centro Cultural e Educacional, e torná-lo reconhecido como organização não governamental na área de educação e cultura. Para dar assistência e capacitação a comunidade afrodescendente, desenvolvendo atividades voltadas para valorização e respeito da diversidade e buscando sempre a ascensão social da comunidade local.

DIRETORIA

Eremita Oliveira dos Santos Costa
Presidente

Renato dos Santos de Jesus
Vice- Presidente

Eliene Santana dos Santos
1° Secretaria

Darlem dos Santos Costa
2° Secretaria

Welber Neres Jesus Oliveira
1° Tesoureiro

Estefane Caroline Pereira de Jesus do Ó
2° Tesoureira

Tânia Cristina Matias
Conselho Fiscal

Marinilda Gosmes dos Santos
Conselho Fiscal

Maurício de Oliveira da Silva
Conselho Fiscal

Itamar Gomes Amorim
Conselho Político

Francinei Anunciação do Nascimento
Conselho Político

COLABORADORES

Josy Miranda
Jornalista

Jailton Santos
Desenvolvedor

Marcio Carvalho Reis

Programador de sistema

Última atualização: quarta-feira, 14 mar 2018, 18:25